segunda-feira, 24 de maio de 2010

A evolução da "máquina"

Primeiro computador (à esquerda), computador atual (à direita).


Em 1946 foi criado pela ENIAC (Electrical Numerical Integrator and Calculator), o primeiro computador digital eletrônico do mundo, tão grande que ocupava uma sala com cerca de 15 m². Na época algo extraordinário, o que realmente foi. O poder de execução era tão grande que chegava a ser mil vezes superior a qualquer outra máquina da época segundo o site da Terra. Hoje algo ultrapassado podendo ser comparado a uma simples calculadora ou a um controle remoto.
O poder de evolução parece estar ultrapassando limites, a cada dia evolui-se algo que se criou ontem, o que se torna quase impossível acompanhar tal crescimento sem antes se tornar um "doidão" viciado em maquinários tecnológicos.

Desenho meramente ilustrativo.

A imagem semelhança do primeiro ao atual computador não pode ser vista. Investimentos altos são feitos na área de aprimoramento, o custo benefício de tais investimentos valem muito a pena pois nós consumidores consumimos tais máquinas aprimoradas.
O uso de tais máquinas antigamente já era de muita utilidade. No campo da engenharia, hoje é essencial. Cálculos extraordinário são feitos, projetos e plantas são analisadas a partir de softwares específicos para tais comandos e a cada dia fica cada vez mais fácil trabalhar e estudar com a evolução desta máquina fantástica que é o computador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário